Não há nada como o começo de um novo ano para colocarmos todos os objetivos na “mesa” feito loucos.
A gente sabe, todo mundo faz incontáveis resoluções de Ano Novo, muitas vezes impossíveis de se cumprir! simplesmente porque achamos objetivos emocionantes, mas já pensou por que eles são tão difíceis de se alcançar? Bem, há uma série de razões, mas principalmente: porque os objetivos que estabelecemos não são inteligentes e muitas vezes sequer documentados!
Se você está pronto para que este ano seja o ano mais impactante para você e sua equipe, então tudo começa com a sua preparação e principalmente com a preparação da sua equipe para o sucesso com os objetivos SMART. Eles irão ajudá-lo a formar suas estrategias e marcos para o ano, abrangendo desde como vocês gastam o seu tempo e, o mais importante, essas estrategias devem levá-los diretamente aos resultados que vocês esperam obter no final.
O que são objetivos S.M.A.R.T?
Sim, agora acho que você adivinhou, essa é outra daquelas siglas de negócios malucas que todos nós amamos falar em reuniões. Em poucas palavras, seus objetivos devem ser:
S – Específicos
M – Mensuráveis
A – Alcançáveis
R – Relevantes
T – Temporais (baseados no tempo)
Mas, como tornar os seus objetivos e os de sua equipe específicos?
Bem… é fácil dizer coisas como “este ano vamos aumentar nossas receitas”, ou “visitarei mais clientes por mês”, ou ainda “darei andamento a mais projetos nesse ano”
São todas aspirações dignas de se ter, mas não são específicas. Como você saberá quando você as alcançou?
Então vamos dar uma outra olhada, mas desta vez os nossos objetivos serão um pouco mais definidos:
“Eu vou aumentar minha receita em 20%” funcionaria melhor não é? ou “meu objetivo de visitas a clientes para 2018 é de 100 clientes/mês” e “Até dezembro de 2018 darei andamento a 10 projetos de desenvolvimento de minha equipe”.
Viu a diferença que faz?
Em resumo, os objetivo SMART são:
1- Específicos
Únicos, e são o oposto de geral, amplo, vago.
Portanto, uma meta específica deve detalhar aonde se quer chegar de forma inequívoca.
Não adianta dizer que sua meta é ter lucro, ou vender mais, essas são metas gerais, e não exemplos de objetivos SMART nas empresas.
2- Mensuráveis
Quando nos referimos a objetivo mensuráveis, não significa somente definir uma medida, um número a ser atingido, mas também que seus objetivos tenham como ser aferidos de forma objetiva.
3- Atingíveis
Agora é preciso que nosso objetivo SMART para a empresa seja possível de atingir.
Se falássemos em um aumento de 200%, dependendo das circunstâncias (mas muito provavelmente) seria algo inatingível, tornando a meta desacreditada, desestimulando qualquer um que tivesse que alcançá-la e transformando-a em algo inútil e sem propósito.
4- Relevantes
Nada mais sem sentido que definir um objetivo que não trará qualquer significado prático ou que não auxiliará a empresa a crescer.
Metas SMART têm que ser importantes para o negócio.
5- Temporais
Uma data, um tempo para alcançar a meta. No nosso caso, poderia ser conseguir os 35% a mais de faturamento até o final do ano.
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