Como a EdTech transformará o mercado por meio da junção de tecnologias digitais e educação? Entenda neste post.
O que são as EdTechs?
As EdTechs usam de metodologias e ferramentas que unem tecnologias digitais à educação para promover novas maneiras de aprendizado. Geralmente utilizadas desde a educação básica até a superior, essas soluções ganharam destaque no mercado corporativo durante a pandemia, promovendo a capacitação de equipes, treinamentos e simulações que favorecem grandemente os resultados das corporações.
1- E-learning
Já uma realidade no mercado de educação há anos, e nosso velho conhecido, com a pandemia o e-learning tem se tornado uma importante ferramenta de aprendizagem online em cursos e treinamentos. Sendo extremamente escalável, permitindo uma maior abrangência de alunos com cursos ao vivo, fechados em pacotes ou gravados sob demanda e com baixo custo em relação aos cursos presenciais, o e-learning tende se a tornar, combinado a outros fatores, a maior aposta nos anos que virão. E não estamos falando meramente de um pacote SCORM, mas sim de conteúdo e forma de abordagem.
Obtendo melhores resultados
Segundo o Research Institute of America, o e-learning tem aumentado as taxas de retenção em 25 a 60 por cento, fazendo com que as empresas do segmento atinjam um mercado de US $375 bilhões até 2026.
Quem já usa o e-learning?
Enquanto algumas faculdades renomadas como Stanford e Yale, fazem parcerias com empresas de tecnologia educacional como a Coursera para fornecer diplomas e cursos online, outras instituições como a Udemy Academy já lideram o mercado de cursos há bastante tempo, fazendo só aumentar a busca por seus serviços durante a pandemia.
Volumes de busca pela palavra Udemy de 2017 a 2021:
Como o mercado se expandiu
Além de serviços educacionais tradicionais de educação como o Coursera e Udemy temos também:
- MasterClass: um serviço de assinatura para cursos sob demanda ministrados por celebridades.
- Thinkific: plataforma de cursos de criação para os empresários.
- Hotmart: plataforma agregadora de cursos online que oferece um programa de afiliados.
2 – Inteligência Artificial (IA)
Personalizável e de alta tecnologia, as I.A’s são interfaces de aprendizagem digitais que oferecem uma aprendizagem digital adaptada às necessidades dos alunos em tempo real, fornecendo aulas, exercícios e avaliações necessárias para preencher ou reforçar conceitos.
Atualmente em alta no mercado, os sistemas de tutoria automatizada e inteligentes já eram uma realidade no mercado, afinal a primeira “máquina de ensino” foi inventada em 1924, mas só atualmente, ainda mais durante a pandemia, que se descobriu todo o poder de processamento de nuvens e dispositivos locais para colocar em prática todo o potencial da IA na aprendizagem, desbloqueando possibilidades ilimitadas de personalização.
IA’s são para todos?
Embora muito comum no processo de ensino para crianças e adolescentes com tecnologias como o ROYBI Robot, usado no processo de aprendizagem infantil adaptando seu conteúdo educacional à criança que está interagindo com ele, levando em consideração o estilo de aprendizagem e as emoções da criança. O sistema de aprendizagem IA, também, está presente na rotina de todas as faixas etárias.
Por exemplo, chatbots como Ivy.ai e AdmitHub estão sendo usados como assistentes administrativos, garantindo uma alta performance desde o processo de admissão em faculdades até hospedagem para estudantes e ajuda financeira. Outro exemplo é o chatbot Duolingo que usa a aprendizagem adaptativa para ensinar línguas estrangeiras.
3 – Gamificação
No que diz respeito à educação, a gamificação não é nenhuma novidade. Mas na era digital, essa mecânica de jogos pode ser utilizada de várias maneiras, uma das mais famosas é a plataforma de jogos Roblox, com mais de 100 milhões de jogadores, é utilizada para ensinar programação e design de jogos.
A participação da Roblox no mercado aumentou 614% nos últimos 5 anos:
Gamificação é para crianças, será?
Embora muito conhecida no meio da educação, muitas pessoas não sabem que o uso dessa mecânica, também, vem sendo bastante utilizada por grandes empresas em seus processos seletivos, um exemplo disso é o Skyrise City e o Owiwi.
Skyrise e Owiwi: A diversão e inovação dos processos seletivos
Com o intuito de conhecer cada vez mais os candidatos, as companhias veem no uso da gamificação uma grande solução. Especializada em consultorias para o desenvolvimento de programas de trainee e estágios, a Cia de Talentos, já faz o uso de dois games em seus processos seletivos: o Skyrise City, um jogo de respostas rápidas onde o candidato lida com diversas situações em um edifício. Por exemplo, o direcionamento do fluxo de visitantes em um elevador, ao final do jogo é mensurado o modo como o candidato aprende e toma decisões.
O Owiwi, por sua vez, é um game onde o candidato é levado para uma jornada dentro de um navio pirata, em um trajeto por oito ilhas. Cada uma dessas ilhas possui um enredo diferente, no qual ele precisa tomar uma decisão diferente em cada uma. Conforme o jogo avança é traçado um mapa comportamental do candidato de acordo com suas escolhas, por meio desse mapa o empregador entende se o perfil do candidato está alinhado ao da empresa.
Propostas do Jogo Corporativo Skyrise City:
Dashboard do Owiwi:
4 – Ferramentas do Google
Atualmente, o Google tem se consolidado no sistema educacional, oferecendo um computador de baixo custo e de fácil manutenção, o Chromebook vem se tornando um dispositivo padrão para pessoas em processo de aprendizagem. Para além da máquina, o Google conta com o Google for Education, um serviço que fornece variados produtos da empresa, personalizáveis de forma independente, através de um nome de domínio fornecido para o cliente. O serviço possui as ferramentas:
- Google Sala de Aula
Ferramenta que ajuda alunos e professores na organização de atividades, aumento na colaboração e melhora na comunicação.
- Google Tarefas
Um gerenciador de listas e tarefas rápidas que se integra automaticamente aos eventos criados na nova versão web do Gmail. Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo promete organizar as metas e afazeres do usuário de forma mais objetiva, graças à sua interface simplificada.
- Google Docs
Dividido em três partes: apresentações, documentos e planilhas, o Google Docs é uma suíte de aplicativos para escritórios que funciona diretamente da web, sem nenhuma instalação, podendo ser acessado de computadores e smartphones, apenas, com um login de uma conta Google.
- Google Cloud Platform
O serviço de nuvem da Google oferece ao seu usuário uma gama de serviços sob medida, tais como: aumento de controle no gerenciamento de operações, armazenamento customizável, guarda segura de dados, facilidades para o desenvolvimento de aplicativos e centralização de dados e atividades.
5 – Acelerando os investimentos em EdTech
Segundo a EdSurge, de 2014 a 2018, o mercado de tecnologia educacional foi o mais bem financiado nos EUA, com destaque para a subcategoria de educação pós-secundárias. Os investimentos globais de capital de risco em EdTechs somaram mais de US $10 bilhões em 2020, antes em 2010 já haviam totalizado cerca de US $500 milhões.
EdTechs no Brasil
No Brasil, um estudo feito pelo Distrito Edtech Report aponta que foram criadas em 2013, 108 EdTechs no país, e o mesmo mapeamento aponta que, atualmente, elas já são 434, sendo todas empresas 100% nacionais.
Por que investir em EdTechs?
Embora os números tenham crescido e startups ocidentais como a Lambda School tenham atraído a atenção do mercado de investimentos, a maioria dos unicórnios da EdTech se encontram na Ásia. Esse fator pode parecer desanimador, mas é nele que mora a oportunidade para que empreendedores ocidentais, em especial brasileiros, invistam no mercado e se tornem referências ocidentais adapatando e criando novas formas para soluções já experimentadas.
Concluindo
Aqui listamos 5 das maiores tendências da tecnologia educacional, muitas dessas tendências estão destinadas a modificar o campo da educação como conhecemos.