O uso de interações em meios digitais de capacitação tem um papel importante na forma de aprender e de assimilar informações, visto que comprovadamente, a aprendizagem com o auxílio de recursos interativos aumenta a taxa de retenção.
Listamos quatro pontos importantes para considerar utilizar-se dos recursos interativos na capacitação empresarial:
1) Mostrar como um processo é feito traz melhores resultados do que explicar o mesmo processo em uma linguagem verbal
Porque somente a teoria nem sempre é suficiente!
Assistir os passos reais em um vídeo ou por meio de uma interação programada pode trazer resultados melhores dependendo da aplicação.
2) Quando há uma técnica que precisa ser demonstrada
Na área de vendas e serviços ao cliente, recursos de mídia podem funcionar muito bem, uma vez que a demonstração adequada é fundamental. Para treinamento, por exemplo, usa-se o vídeo para demonstrar como fazer uma apresentação de vendas, como engajar o seu cliente, etc. Isso permite que o colaborador ouça o tom de voz apropriado, expressões faciais e linguagem corporal, que de forma visual será mais facilmente explicado em comparação, por exemplo, a uma explicação em texto puro.
3) Reduz o tempo do aprendizado
Aprender por meio de interações pode ser muito mais rápido do que simplesmente ler o mesmo conteúdo, além de reter as informações com mais facilidade.
4) A óbvia e não menos importante vantagem: maior interação
Hoje em dia é possível treinar os funcionários com as interações, fazendo com que o aluno não só leia o material ou progrida por meio de telas estáticas em um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS), mas participe muito mais do que isso. 😀
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